Alarmes falsos do parto
Alarmes falsos do parto

 

 

 

A mãe, a sogra, a vizinha, a amiga. Todas que já tiveram filhos dão "dicas" de quando chegar a tão esperada hora do parto. De tão ansiosa, você começa a achar que o parto está chegando diversas vezes. Selecionamos as situações mais comuns e algumas dicas do que fazer:

- Sangramento: pode ser o tampão mucoso (que sai até 10 dias antes do parto) ou um sangramento mesmo, com sangue vermelho vivo e o fluxo maior ou igual ao de menstruação. Seja qualquer um dos casos, ligue para o seu médico.

- Calcinha molhada: sim, pode ser que a bolsa estourou. Mas também pode ser apenas corrimento vaginal. Para tirar a dúvida, troque de calcinha ou ponha um absorvente e fique deitada, em repouso. Se for corrimento (a cor é esbranquiçada e tem cheiro de leite azedo), fique tranquila. Se for líquido da bolsa (lembra água de coco e tem cheiro de água sanitária), vai vazar ainda mais. Mas não se apavore. Peça para alguém levá-la à maternidade, sem esquecer de levar seus documentos e a bolsa, que já deve estar preparada a partir da 36ª semana de gestação.

- Movimentos do bebê: a partir da 38ª semana eles diminuem bastante. Sempre depois que você comer, o bebê vai se mexer. Mas se você achar que ele está muito parado, ligue para o seu obstetra.

- Contrações: preste atenção para analisá-las. Se não forem acompanhadas de dor ou ritmadas, não se preocupe. São as contrações de Braxton Hicks, comuns no fim da gestação, e causam desconforto e uma espécie de cãibra. Nada mais que isso.